Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à prevenção, ao diagnostico e tratamento cirúrgico de patologias, alterações e lesões na cavidade oral e estruturas anexas
Os procedimentos mais frequentes são a exodontia (extracção) de dentes, incluindo a de dentes do siso, remoção de quistos e tumores, cirurgia correctiva das deformidades dos maxilares e colocação de implantes dentários.
Exodontias (Extrações)
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente.
Os dentes que têm indicação para a exodontia são todos os dentes que:
-
possuem cáries muito extensas;
-
doença periodontal grave;
-
dentes inclusos;
-
por razões ortodônticas;
-
dentes que estejam muito móveis.

Dentes do Siso
Os dentes do siso não são mais do que os terceiros molares — últimos dentes de cada lado da arcada. São os últimos dentes a nascer, normalmente após os 16 anos de idade. Por esse motivo em particular, eles são popularmente conhecidos como os “dentes do juízo”.

Pelos problemas que os dentes do siso podem causar, a cirurgia para a extração destes é necessária na maior parte das pessoas. A cirurgia, por sua vez, é muito simples, sendo realizada com anestesia local e pode durar entre 30 minutos e uma hora em casos descomplicados. Em casos mais complexos, o seu medico dentista irá informar qual o melhor procedimento.
Porém, nem todos precisam de extrair os dentes do siso. Apesar de ser cada vez mais raro, algumas pessoas nascem com os sisos alinhados e sua extração não é necessária. É recomendável que seja feita uma visita ao seu médico dentista para saber as condições dos seus dentes do siso e a melhor opção para evitar problemas.